Entrada Expressa
O Canadá é um dos países mais amigáveis do mundo, especialmente com relação aos imigrantes. O país oferece um alto padrão de vida, serviços de saúde pública, educação de qualidade e há milhares de empregos disponíveis. O Express Entry (Entrada Expressa) desempenha um papel importante em ajudar trabalhadores estrangeiros qualificados a obterem estes trabalhos em alta demanda no Canadá, selecionando candidatos elegíveis para a residência permanente no Canadá através de um procedimento eficiente.
As pessoas que atendem aos critérios para um programa de visto canadense que se qualifica para o Express Entry fornecem seus detalhes online. Aqueles que receberem um Invitation to Apply (ITA, em português “Convite para Aplicar”) têm 60 dias para enviar sua aplicação para o visto canadense e saberão se foram aprovados para imigrar para o Canadá em cerca de seis meses ou menos.
Trabalhadores estrangeiros qualificados poderão trazer suas famílias consigo para viver no Canadá depois que forem aprovados pelo Express Entry. As famílias também poderão estudar e trabalhar no Canadá como residentes permanentes, receber outros benefícios e, depois de três anos vivendo no Canadá, é possível solicitar a cidadania canadense.
Programas qualificantes
Trabalhadores estrangeiros podem solicitar a imigração para o Canadá através do Express Entry se atenderem aos critérios de elegibilidade para um dos seguintes programas de visto canadenses:
Procedimento
O sistema de imigração canadense Express Entry envolve basicamente os seguintes procedimentos que devem ser realizados pelos aplicantes:
1. A aplicação online do Express Entry deve ser concluída:
- Detalhes do trabalhador estrangeiro qualificado e sua família são inseridos.
- Pontuações de testes de língua inglesa e francesa são fornecidos na aplicação.
- Uma Educational Credential Assessment (Avaliação de Credencial Educacional) também é exigida.
2. Os funcionários da imigração canadense verificam o perfil do trabalhador estrangeiro para ver se ele é elegível ao Express Entry.
3. Os aplicantes que forem considerados elegíveis são colocados no conjunto do Express Entry.
4. Um convite para aplicar pode ser feito aos candidatos que:
- Tiverem as pontuações mais altas no Comprehensive Ranking System (Sistema de Classificação Abrangente); OU
- Obtiverem uma oferta de emprego no Canadá que se qualifica para o Express Entry; OU
- Receberem uma nomeação para um Provincial Nominee Program (Programa dos Nomeados das Províncias).
5. Trabalhadores estrangeiros qualificados que receberem um ITA para a residência permanente no Canadá devem enviar sua aplicação para o visto com todos os documentos necessários, tais como:
- Um passaporte válido ou qualquer outro documento de viagem aprovado
- Certidão de nascimento
- Um exame válido de língua inglesa ou francesa que tenha sido feito nos últimos dois anos
- Uma avaliação de credencial educacional
- Certificados, diplomas e históricos escolares para comprovar o grau de instrução
- Comprovação de experiência profissional
- Um relatório de exame médico demonstrando boa saúde
- Certificado de antecedentes criminais da polícia
- Comprovação de fundos demonstrando que o candidato pode sustentar a si mesmo e sua família ao imigrar para o Canadá
- Um certificado de nomeação no Provincial Nominee Program, se a pessoa foi nomeada através de um PNP
- Um documento que indique que o candidato possui uma oferta de trabalho aprovada no Canadá (se isso for necessário para um programa específico, por exemplo, para receber pontos)
- Outros documentos que possam ser exigidos
Coisas importantes
a se lembrar
É essencial que todos os aplicantes mantenham seus perfis no Express Entry atualizados. Por exemplo, quando se recebe uma oferta de emprego qualificante no Canadá, deve-se atualizar o perfil. Isso porque um aplicante pode receber pontos adicionais que possibilitam que ele receba um ITA. Quando se recebe uma nomeação para um Provincial Nominee Program, também se deve atualizar o perfil, uma vez que isso também pode levar a um ITA. Da mesma maneira, se a pessoa concluir um programa de educação superior, isso deve ser incluído no perfil. Por exemplo: se o candidato possuía um diploma de graduação ao preencher seu Express Entry incialmente, mas depois recebeu um diploma de mestrado, isso deve ser indicado no perfil. Este processo aumentará a pontuação no Comprehensive Ranking System e pode até levar a um ITA.
Fatores adicionais, como o estado civil ou se a pessoa teve filhos e outras informações relevantes também devem ser atualizados no perfil. As autoridades de imigração canadenses não podem considerar novos detalhes que podem afetar o perfil de um indivíduo no Express Entry se não forem informadas a respeito das mudanças por parte do aplicante. Então, mantenha seu perfil do Express Entry atualizado!